sexta-feira, 2 de março de 2007

Bolo de Fubá muuuuito mais saudável

Vira e mexe ouvimos queixas de pessoas que tentam executar receitas de bolos sem açúcar e que não dão certo.

É pena que nem a gente consiga fazê-los sem lançar mão de alguma tecnologia reservada ao meio profissional como a inulina, adoçantes inovadores e mesmo gomas de vegetais.

Mas de qualquer modo, nessas nossas incursões "de brincadeira" na cozinha, acabamos fazendo um bolinho fantástico, leve e com fibras, de fubá.

Sabe como é... não precisando "entupir" de açúcar e gordura hidrogenada pra tornar mais barato e durável, apenas um toque basta pra cumprir função técnica.

Vamos à receita:

Passo 1: Faça uma polentinha bem grossa com 1,5 cs (colher de sopa) de fubá mimoso e 100 ml de água. (com essa polentinha, não será preciso adicionar um monte de óleo pra ficar macio!)

Passo 2: Bata 9 claras de ovos até obter picos firmes. (isso garante a estrutura do bolo)

Passo 3: Misture 110 g de fubá mimoso (aprox. 1 xícara), 55 g de açúcar demerara (aprox. 2,5 cs bem cheias), 14 g de fibra de soja (aprox. 2 cs rasas), 12 g de fermento em pó químico (aprox. 2 cs rasas), 5,5 g de erva doce (aprox. 1 cs rasa), 9 pacotinhos/sachês de qualquer adoçante de mesa (se for à base de aspartame, uns 12, pois o aspartame perde seu efeito edulcorante sob o calor do forno).

Passo 4: Misture 34 g de óleo (aprox. 3 cs rasas) de preferência de milho, girassol ou canola com 2 g de lecitina de soja (aprox. 1 cc - colher de chá).

Passo 5: Acrescente a mistura de óleo e a polenta às claras em neve com a batedeira ainda ligada e depois incorpore também a mistura seca mexendo delicadamente .

Passo 6: Coloque em assadeira limpa (não precisa untar) e asse em forno baixo por uns 20 minutos ou até que um palito espetado no centro saia seco.

Esta receita rende 2 bolinhos no tamanho "bolo de forma" de 240 g, com o total de 8 porções de 60 g cada e a seguinte composição nutricional (por porção): 127 calorias (6% VD); 17 g carboidratos (6% VD); 4,2 g proteínas (9% VD); 4,3 g gorduras (8% VD); 1,2 g fibras (5% VD).

(obs.: Tanto a fibra quanto a lecitina de soja podem ser encontrados em casas de produtos naturais.)

Puxa! Onde já se viu um bolo de fubá com fibras e que "custe" só 6% do valor diário de carboidratos, fornecendo ao mesmo tempo 9% das proteínas necessárias? E ainda tem quase zero de gordura saturada e nada de gordura trans, tudo isso com cerca de 30% a menos de calorias que os industrializados normais. Vale a pena conferir.

E então, gostou da receita? Faça seu comentário à vontade. E por favor nos informe se você testar.

Sem tempo para fazer em casa? Terá problemas com a sobra de gemas? Precisa que seja totalmente sem açúcares? www.clarisalimentos.com.br. Lá o bolinho de fubá, além de sem açúcar, ainda é adoçado com sucralose, o adoçante mais moderno e gostoso disponível.

Um comentário:

  1. O milho: o fubá é rico em proteinas e serve para: bolo, bolinhos,polenta, curau, sopa. A farinha de milho pode ser um mingau matinal com leite e frutas. A mandioca: Pirão com peixe, com carne e legumes. Polvilho, farinha crua ou torrada, ajuda no bolo alimentar digo encher as tripas. A paçoca doce e salgada. Apprcia-se em qualquer momento e mais nutritivo e mais barato que os salgadinhos. Suco de jaboticaba, ameixa, amora, caqui, coquinho. Doces de frutas:em forma balas encorpadas com maizena. O mel substitue o açucar. Uma tira de toucinho é o chiclete caipira. O melaço de cana: rapadura com varios doces de frutas, puxa0puxa e pirulito. Estoupreocupado coma industria da agua,pois logo virá do oxigenio, da luz,tc. Acho que já dá para o comento. Alexandre.

    ResponderExcluir