quarta-feira, 21 de março de 2007

Gorduras Trans - Acho que a culpa é de Darwin.



Agora virou uma espécie de “moda” dizer que gordura trans faz mal a saúde. Mas afinal, o que é gordura trans? A resposta para essa pergunta vem lá das profundezas da estrutura molecular. Significa que durante a “montagem” das moléculas de gorduras os radicais foram ligados a cadeia carbônica de lados opostos, se fossem ligados ao mesmo lado teriamos uma gordura cis.

Correndo o risco do exagero na simplificação é como se imaginássemos colocar uma pulseira e um brinco do lado direito ou um de cada lado. Isso parece ridículo? Detalhe bobo e insignificante. Na verdade, no começo do século passado, isso pareceu uma coisa sem importância até para especialistas em química orgânica, que se referiam a esta diferença pelo nome sério de isomeria espacial. Assim desenvolveu-se um processo de transformar óleo(líquido) em gorduras(sólido), imitando as características da gordura animal. Ninguém prestou atenção ou se importou muito com o fato de que na natureza as gorduras trans eram uma pequena minoria e pelo novo processo 50% da gordura surge na forma trans.

Muitas toneladas de gordura vegetal foram consumidas pelo mundo afora até que se percebesse que ela faz muito mal, e não sabemos quantas outras toneladas serão consumidas até que deixem de ser produzidas. Fato é que, muitos infartos depois, sabemos que gordura trans faz mal. E, pensando bem, isso é não tão surpreendente ou imprevisível assim , simplesmente por que nosso organismo evoluiu durante bilhões de anos no sentido de melhor aproveitar a comida disponível e eliminar aquilo que não fosse tão bom. Mas a gordura trans é, nas dosagens normalmente presentes na nossa alimentação, uma novidade absoluta. Nosso corpo tem sérias dificuldades em retirá-la do organismo. O problema todo é que Darwin esqueceu-se de prever em sua teoria evolucionista mecanismos para que um organismo se adapte a condições futuras, antes que elas sejam criadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário