sábado, 10 de março de 2007

Receita diet de Stephanie Ueta

A Stephanie foi nossa estagiária. E, dentre as suas melhores contribuições, uma adaptação de Manjar Branco que pode ser feito em casa. E esse é sem açúcar mesmo. Aproveite.

Ingredientes:

Para o Manjar:
1 colher de sopa de amido de milho
1 pacote de gelatina sem sabor
1 vidro de leite de coco
2 copos (requeijão) de leite desnatado
4 colheres (café) adoçante*

Para a Calda de Ameixas:
1 colher (café) rasa de adoçante*
1 copo (requeijão) de ameixas pretas, secas sem açúcar (verificar lista de ingredientes no pacote)
2 copos (requeijão) de água.

*Indicamos o uso de qualquer adoçante em pó, desde que não seja do tipo "use como açúcar", pois estes têm menor poder edulcorante.

Modo de preparo:

Preparo do Manjar:
Colocar todos os ingredientes no liquidificador. Bater por 3 minutos e despejar numa panela e levar ao fogo. Assim que começar a levantar fervura, retirar rapidamente do fogo. Dispor em formas redondas de furo central previamente molhadas, para que possa desenformar o manjar com maior facilidade. Levar à geladeira para que fique bem firme. Desenforme sobre um prato e reserve.

Preparo da Calda:
No Liquidificador, adicione um copo de água, o adoçante e metade das ameixas da receita. Triture bem. Despeje essa mistura numa panela e leve ao fogo com o restante dos ingredientes. Cozinhe por 6 minutos. Deixe esfriar e despeje sobre o manjar. Sirva em seguida.

Esta receita pode ser dividida em 20 pequenas porções, cada uma com a seguintes propriedades nutricionais: 52 kcal (3% VD); 5,9 g de carboidratos (2% VD); 1,2 g de proteínas (2% VD); 2,1 g de gorduras (4% VD); 1 g de fibras (4% VD).

É bem gostosa e dá sempre certo. Uma variação possível leva vinho tinto seco na calda, que pode ser engrossada com algum amido, porém, sem a ameixa, perde-se a fonte de fibras. (Mas atenção: quem tem distúrbio no metabolismo da glicose, é mais suceptível à hipoglicemia por ingestão de álcool.)

Quando você experimentar, nos dê a sua opinião. Mas se tiver sem tempo de fazer, www.clarisalimentos.com.br. Lá seu manjar vem adicionado de fibras solúveis, ingrediente de uso exclusivamente profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário