sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Açúcar e crianças

"
  • A ingestão de 100g de açúcar provoca, em 15 minutos, aceleração do pulso, aumento da pressão sanguínea e da função renal.
  • Em caso de um consumo regular abundante, constata-se a fadiga do órgão regulador, que é o fígado, encarregado de manter um nível de açúcar adequado no sangue. Também afeta a atividade dos glóbulos brancos ou leucócitos, e reduz sua capacidade antimicrobiana no sangue.
  • Quando o açúcar penetra no nosso organismo, costuma estar separado dos componentes que normalmente o acompanham na planta (celulose, vitaminas, enzimas, sais minerais...). Por este motivo, tende a equilibras-se atraindo determinados elementos químicos de nosso corpo, especialmente minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio) e vitaminas do complexo B. Em consequência, provoca demineralização do organismo e deterioração da energia vital.
  • O consumo de açúcar predispõe à obesidade, ao diabetes e aos problemas vasculares.
  • O hábito do açúcar gera uma dependência. Seu consumo engana o organismo, o que deixa saciado por pouco tempo, para depois despertar mais o apetite.
 Concluindo, o açúcar fornece ao organismo calorias que contribuem com o excesso calórico próprio de nossa época, favorecendo os transtornos mencionados acima. O problema se agrava ao observar-se que as vítimas do consumo indiscriminado de açúcar são as crianças"

Bradford, Montse. La nueva cocina energética: Alimentación natural para estar más sanos, ligeros y llenos de vitalidad. 9ª Ed. Barcelona: Océano Librerias, 2006. p. 17. trad. livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário