segunda-feira, 23 de abril de 2007

Energia Vital (colaboração da Nutricionista Maria Tereza Casulli)

O texto com o título Mundo Antigo andou suscitando perguntas. E a Nutricionista Maria Tereza Casulli empolgou-se em comentar. Nossa gratidão a ela pelos esclarecimentos!

DoceClaris: ... escreve o autor: "Hoje essa arte primitiva está sendo redescoberta por engenheiros e cientistas de todo o mundo e reutilizada para a medição da vitalidade dos alimentos." Existe mesmo esta medição?

Tereza: Existe sim! Há estudos avançados nos EUA sobre a energia vital dos alimentos e existe até uma tabela em que constam várias medidas experimentais. Por exemplo, um alimento vai perdendo energia vital à medida em que vai apodrecendo. E, dadas determinadas condições ambientais de conservação, quando menor a energia vital inicial, mais rápidamente ocorre a deterioração. Uma cenoura conservada na geladeira pode brotar ou enraizar, apenas desidratar, murchar ou ressecar, ou ainda apodrecer. E isso depende do quanto de energia vital ela contém. Por um ensaio com cenouras que eu já fiz, constatei que um produto da agricultura natural conserva-se por mais tempo que um produto da agricultura convencional.

DoceClaris: E que efeitos tem uma maior ou menor energia vital sobre a saúde humana?

Tereza: Um alimento com maior nível de energia vital pode permitir uma ingestão calórica menor pois a energia vital também decorre de um bom suprimento e equilíbrio de micronutrientes e vitaminas. É diferente daquilo que se chamam calorias vazias, não se tratam apenas de macronutrientes. Alimentos com maior energia vital, alimentam não só o corpo físico mas também os corpos sutis, energéticos do ser humano.

Hoje constatamos que os alimentos com maior energia vital, são os alimentos funcionais como frutas, cereais integrais, farelo, cítricos, verduras escuras, sementes oleaginosas, chás probióticos – verde - , grãos. São alimentos protetores, funcionais porque nutrem as células e as ajudam a se desenvenenar.

DoceClaris: Como os grãos integrais, por causa dos embriões?

Tereza: O gérmem dos grãos integrais são seus embriões e têm maior energia vital. Contém uma gama enorme de minerais, fibras solúveis, vitaminas comp.B, nutrientes... O embrião (gérmem) é onde está o alimento... E a gente tira! E o que acaba acontecendo? Costumo dar este exemplo: a compulsão por carboidrato nada mais é do que uma busca incessante - por que na natureza os cereais são uma fonte importante - de vitaminas do complexo B e fibras, fundamentais nos processos de fabricação de energia. Como os cereais foram refinados, o seu consumo não vai suprir e o corpo pede mais. Essa compulsão por carboidratos é um fator de origem nutricional e de vitalidade também.

A industrialização ocorreu de uns 100 anos pra cá, e é nesse período que a gente observa as conseqüências do refinamento na saúde, com o diabetes, obesidade, problemas de saúde pública.

Um comentário:

  1. Isabel,
    Muito interessante a reportagem sobre a energia vital dos alimentos... nem todas as cenouras são iguais...rs. Este é um assunto que nunca havia pensado direito, mas faz uma lógica impressionante. E realmente... o alimento fresco é melhor e mais gostoso porque possui mais energia vital, parece um assunto de doido... para mim é um tapa na cara dos congelados, de comidas em conserva em sal e açucar... e que realmente está muito ligado a doenças que não se consegue determinar a origem como câncer, depressão, stress, síndrome do pânico, hipertensão entre outras... males da "vida moderna" que certamente tem mais relação com alimentação que com a forma de vida. Sabe, eu de vez em quando leio sobre o vinho... o bom vinho mantém a energia vital da uva concentrada sem a fibra, e os aromas... sabor... são relacionados a esta energia... alguns vinhos chegam até mesmo a apresentar sabores frutados como abacaxi, frutas vermelhas como amora que não estão presentes na formulação. Tem assunto para mais de metro!!! Parabéns pela reportagem!!!
    Abraço,
    Paulo Simões

    ResponderExcluir