sexta-feira, 13 de abril de 2007

Cobertura de Chocolate sem leite

Cada vez mais nos deparamos com pais aflitos com alguma alergia de seus filhos, muitas vezes a produtos lácteos em geral.

Nada mais exasperante! Imaginamos a dificuldade de se administrarem crianças ansiosas por iogurtes, sovetes e chocolates e então, quem sabe esta receita ajude.

Pode ser usada como cobertura para bolos ou mesmo pão de mel. Também fica muito bom acompanhando bananas, laranjas, peras... Quentinha, vale um fondue.

Assim, bom apetite.

Ingredientes:
1 colher de sopa de extrato de soja (leite de soja) em pó*
2 colheres de sopa de cacau em pó**
3 colheres de sopa de açúcar demerara
3 colheres de sopa de manteiga de cacau ou gordura de palma
1/2 xícara de água
1/2 colher de sobremesa de amido de milho

Modo de fazer:
Misturar tudo no liqüidificador e cozinhar em fogo baixo até obter uma calda grossa. Deve render 240 g de cobertura.

Como poderá observar, essa receita não tem nada de light e ainda contém açúcar. Mesmo assim pode ser considerada equilibrada: porque

1- Cada porção de 20g (uma colher de sopa) contém 2% do VD (quantidade diária recomendada para ingestão do nutriente) de carboidratos, proteínas e fibras, bastante semelhante as melhores coberturas feitas com leite . Bem... porque muitas coberturas compradas prontas são só açúcar, açúcar, açúcar, corante e aroma. Um escândalo!

2- Apesar de ser bem gordinha - tem muita gordura em relação aos demais nutrientes - o teor calórico é compatível com as coberturas de chocolate em geral, ou seja, é para comer pouco. Também não vale trocar a manteiga de cacau ou gordura de palma por margarina ou manteiga, elas são gorduras menos saudáves e podem conter leite.


* Dica: O melhor extrato de soja é aquele produzido pela Olvebra.
** Infelizmente não serve chocolate em pó, tem que ser cacau mesmo, porque o chocolate sempre têm leite misturado.

Sem tempo para fazer? Em www.clarisalimentos.com.br, esta cobertura será light, sem adição de açúcares e muito rica em fibras, o que, infelizmente, ainda não dá pra ser feito em casa.

3 comentários:

  1. Adorei suas receitas, acesse meu blog e faça um comentário...
    receitas-roosevelt.blogspot.com


    Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Nelly Cândido9:57 PM

    Gostei da receita, onde encontro o açucar demerara, a manteiga de cacau ou a gordura de palma.
    Moro no Bairro Granja Vianna, cidade de Cotia.Aqui temos supermercados Pão de Açucar, wall Mart,Sant Marché e o Extra em Cotia.
    Aguardo retorno
    att. NELLY












    extra

    ResponderExcluir
  3. Essa é a resposta para D. Nelly.
    1) O Açúcar demerara a sra. encontra em qualquer dos bons mercados que a sra. citou, próximos da sua casa. Normalmente encontramos o demerara orgânico mais fácil que o comum.
    2)A manteiga de cacau, em lojas especializadas para confeiteiros, e a gordura de palma, em casas de produtos naturais, integrais e orgânicos, ou em nossa loja à Alameda dos Guatás, 220, próximo aos metrôs Praça da Árvore e Saúde, em São Paulo.

    ResponderExcluir