terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

O Valor Diário de Referência

(continuação...)

Não é à toa que todo rótulo de produto alimentar traz uma coluninha na tabela de informação nutricional chamada “% VD”. Você já reparou? Pois é, também quase ninguém presta atenção nela! Por ali a gente identifica facilmente os alimentos nutricionalmente desequilibrados. Isso só pra falar do básico – carboidratos, proteínas, gorduras e fibras – sem nem entrar no mérito se são adequados em vitaminas e minerais. Mas vamos ao VD (valor diário de referência), e se você quiser mais informações a respeito dele, escreva um comentário aqui pra gente preparar um material especialmente dedicado a esse assunto.

Quando um alimento traz no rótulo, por exemplo, que uma de suas porções fornece 20% do VD de fibras – uau! - isso significa que, para uma “pessoa média”, o total de fibras fornecidas por 5 porções desse alimento, é o suficiente para 1 dia. Isso nos dá uma noção do que seria uma ingestão razoável de fibras. Nem muito mais, nem muito menos. E creio mesmo que tais informações prestam um serviço inestimável à sociedade do ponto de vista da saúde pública. Resta-nos educar-nos para melhor utilizá-las.

O assunto continua nas próximas postagens. Há muito ainda o que falar sobre fibras e o que a indústria tem feito pra reverter a baixa disponibilidade delas na alimentação. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário