sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

O que seria Beneo?

Beneo TM é uma marca da empresa Orafti, a maior produtora de ingredientes derivados da raíz da chicória no mundo, iniciada na Bélgica e hoje também produzindo no Chile.

Com esta marca, e usando os ingredientes a ela associados, indústrias alimentícias do mundo todo podem comunicar, "num pacote só", um bom conjunto de benefícios à saúde que os seus produtos podem proporcionar, bastando no entanto que o consumidor saiba do que se trata.

Há já uma década a Orafti trouxe para o mercado brasileiro seus produtos, notadamente as inulinas e oligofrutoses que são tipos de fibras alimentares solúveis extraídas da raíz da chicória (foto acima). Tais ingredientes, devidamente aplicados na indústria alimentícia, têm o condão de enriquecer a dieta dos seus consumidores com uma quantidade e qualidade de fibras em grande parte esquecidas pela dieta moderna.

Para se ter uma idéia dos benefícios da ingestão da inulina e oligofrutoses, veja um dos press releases que dá conta de alguns resultados de estudos relacionando esses ingredientes e a saúde humana.

À parte o que se encontra no site porém, nessa mesma 5ª Conferência do press release citado, o arqueólogo Jeff Leach deu uma palestra sobre o papel dos prebióticos (dentre os quais estão a inulina e as oligofrutoses) na dieta dos nossos antepassados e sua relevância para a saúde e nutrição humana modernas. Tal contribuição se encontra impresso no Newsletter número 15 da mesma empresa, publicada no outono de 2006, cujo extrato segue livremente traduzido por nós:
"Geneticamente nós somos caçadores-coletores vivendo num ambiente nutricional que provê uma dieta baseada em vegetais, de alto conteúdo de fibras, o que é compatível com nosso genoma (...) [enquanto] as dietas modernas oferecem uma realidade de baixa fibra, alta gordura e alimentos de carboidratos refinados. Nossa comida moderna não seria reconhecida pelos nossos ancestrais como uma dieta apropriada. O mesmo se passa para nossa microflora"

"De uma perspectiva evolutiva nós não comemos fibras e prebióticos suficientes. Uma média de ingestão contendo 2 a 4g por dia de prebióticos, e menos de 20g por dia de fibras nos países mais desenvolvidos. Isso é um quarto ou menos do que comiam nossos ancestrais. Os estudos que tentam relacionar saúde com a ingestão de fibras dietéticas ou de frutas e vegetais frequentemente têm apresentado resultados nulos. Isso deve ser porque mesmo as 'altas ingestões de fibras' desses estudos estavam na região de 25-30g por dia, o que está muito longe da quantidade necessária para a saúde se for tomada a dieta dos primeiros humanos como marco de referência. Em minha opinião, uma ingestão diária de 50-75g de fibras, incluindo 10 a 25g por dia de prebióticos, deve ser o ótimo."

Eis mais um pedaço do elefante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário