quarta-feira, 16 de maio de 2007

Açúcar - Uma explosão de sabor

O açúcar é a forma mais rápida, direta e eficiente de fornecer energia ao organismo, por isso é um componente valioso em uma dieta saudável. Isto é pura verdade, mas é também um excelente exemplo de como contar uma mentira usando apenas verdades. O problema está, como sempre, no exagero.

Um alimento muito purificado é de fácil absorção. Isso significa que só um pouquinho de açúcar representa uma grande quantidade de energia rapidamente liberada, faz o corpo trabalhar rápido para aproveitar logo esse 'presente'. Só que fazer isso todos os dias, acaba sendo uma sobrecarga.

A explosão de energia acaba explodindo nossa saúde. Então, devagar, o organismo pára de funcionar. Primeiro ocorre uma discreta elevação nos níveis de insulina, depois vêm as dificuldades para manter estável o nível de glicose no sangue. Neste ponto os médicos já vão diagnosticar como doença e indicar uma dieta muito restritiva para alguém que até então achava que açúcar era energia e força. A justificativa é que nesta fase qualquer quantidade de açúcar já é uma sobrecarga, e continuar forçando o organismo pode gerar sérias complicações.

Hipoglicemia, diabetes e doenças afins não são como intoxicação alimentar, em que horas depois da refeição já percebemos seus efeitos e depois tudo volta ao normal. O diabetes tipo 2 é praticamente uma conquista, resultado do abuso diário e muito treinamento para que nosso paladar acostume-se com quantidades cada vez maiores de açúcar e carboidratos refinados.

É verdade que a maioria das pessoas pode passar a vida toda com uma alimentação inadequada e não desenvolver diabetes, mas a maioria dos doentes poderia ter escapado disso e, além da possibilidade do diabetes, todos têm muito a ganhar com uma dieta mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário