terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Aposto que você não consegue comer 3 bolachas cream cracker em menos de 30 segundos.

Eu topei a aposta. Perdi e fiquei inconformada. Eu, que estava acostumada a comer uma caixa de bombons em uma tarde, fui vencida por 3 míseros biscoitinhos cream cracker. Demorei para entender o porquê. A explicação que recebi foi de que não conseguimos produzir saliva suficiente para umidecer e poder engolir 3 biscoitos nesse tempo. Eu não consigo e ninguém consegue.

A cream cracker é muito sequinha, é por isso que ela dura tanto tempo sem estragar. Existe um limite de umidade abaixo do qual microorganismos não conseguem crescer. Normalmente percebemos que o alimento estragou porque azedou, mudou de textura, de cor, coisas que podem ser derivadas do crescimento microbiano. Fiquei imaginando um exército de fungos ou bactérias loucas pra digerir um biscoito cream cracker e experimentando a mesmo sufoco que eu, incapacidade total de engolir aquele monte de farinha seca.

Isso, secar o alimento, é uma estratégia muito usada para preservá-los. Frutas frescas estragam rápido, possuem cerca de 80% de umidade. Verduras têm 90% de umidade, Carnes têm aproximadamente 60% . Cereais crus duram mais, têm só uns 10 a 15% de água, mas ninguém come arroz, feijão ou ervilha crus e secos.

Secar o alimento é uma forma de concentrar seus nutrientes. Normalmente ele fica duro e difícil de digerir, porém não é o caso da bolacha cream cracker. Elas estão cada vez mais sequinhas e crocantes, não perdem a crocância nem se o pacote ficar meio aberto, e o truque é conseguir a atividade de água correta no produto final. O caso é que ao comermos essas bolachinhas, a digestão começa na boca, a saliva já vai dissolvendo o amido e em uns vinte minutinhos ele já estará disponível em nosso sangue. Fácil e Rápido.

As ditas bolachinhas são feitas basicamente de farinha de trigo, gordura vegetal, açúcar e sal. Ou seja, são feitas de outros alimentos refinados, purificados e concentrados. Considerando a pureza dos ingredientes não podemos esperar encontrar muitas vitaminas ou minerais, a menos é claro que estes sejam adicionados nas fábricas. São também muito fáceis de digerir, não pesam no estômago e trazem consigo uma grande quantidade de energia.

É ai que mora o problema. Sempre quis saber o que fazem estas singelas bolachinhas em quase todas as dietas de emagrecimento. Elas não me parecem ser uma forma eficiente de matar a fome sem fornecer muitas calorias, (SIM! Eu PRECISO de quantidade.) nem são capazes de criar uma sensação de saciedade duradoura e ainda por cima não ajudam no suprimento de vitaminas e minerais.

Um comentário:

  1. Anônimo5:43 PM

    Ou... isso é sacanagem, o tempo de apsta é 1 minuto e não 30 segundos...

    ResponderExcluir