Funciona assim: paga-se 1,5 pelo refrigerante e mais 0,50 pelo casco. Depois é só levar de volta para qualquer supermercado, mercado, loja de conveniência, etc... e vender pelos mesmos 0,50.
terça-feira, 31 de julho de 2007
Um mar de PET
Funciona assim: paga-se 1,5 pelo refrigerante e mais 0,50 pelo casco. Depois é só levar de volta para qualquer supermercado, mercado, loja de conveniência, etc... e vender pelos mesmos 0,50.
Pensou que era só um saquinho?
Alguns deles são feitos de filmes que permitem embalagem com atmosfera controlada. (o filme regula a velocidade com que o vapor e os gases atmosféricos entrarão e sairão de dentro do pacote fechado)
Outros são específicos para atmosfera modificada.(CO2, N2 e O2 são colocados no pacote em proporções diferentes das atmosféricas. O filme tem de ser capaz de manter a proporção inicial colocada)
E ainda tem as embalagens ativas, estas vão absorvendo ou liberando gases de acordo com o passar do tempo.
E dai?
Daí que a composição do ar em torno da verdura determina sua taxa de respiração. Se respira mais devagar, envelhece mais devagar também. Simples, não é?
Nitrogênio -
O nitrogênio só se torna perigoso para os mergulhadores, em altas profundidades, porque o peso da água sobre o ar faz com que ele se comprima. Se este ar contendo nitrogênio estiver dentro do pulmão do mergulhador e ele resolver subir para superfície o nitrogênio ira aumentar de volume conforme a camada de água sobre ele for diminuindo. Neste caso o nitrogênio pode aumentar tão depressa de volume que pode explodir o pulmão ou formar bolhas de gás na corrente sanguínea.
Voltando os alimentos, o nitrogênio serve para muitos usos, exatamente por não fazer nada. Muito ajuda quem não atrapalha!
Sabe sanduíche natural, alguns são simplesmente enrolados em um filme plástico e costumam estragar de um dia para outro, mesmo na geladeira. Veja o desperdício, depois de tudo prontinho... Lixo.
Mas existem alguns que tem uma embalagem de filme grosso, impermeável a gases atmosféricos e duram muito mais. O segredo: Nitrogênio. Eles são colocados em saquinhos cheios de nitrogênio, sem oxigênio. Só por isso duram muito mais, de forma natural, saudável.
Tetra-Pak Em compensação...
O fabricante sabe disso e trabalha muito para desenvolver métodos de reuso para as embalagens, mas normalmente as soluções são bastante caras e não são realmente efetivas. Atualmente, no Brasil, segundo o fabricante, só uns 20% da embalagem produzida é reciclada.
Tetra-Pak Um pequeno milagre
Adoro essa embalagem de caixinha. Ela é capaz de fazer o tempo andar mais devagar, pelo menos para o alimento que esta dentro dela. E isso sem nenhum aditivo, ou estratagema artificial. Nem parece possível, mas é. E funciona de uma forma extremamente simples:
A embalagem isola o alimento e impede qualquer ataque externo que cause sua deterioração.
A embalagem não deixa espaço para oxigênio, o alimento tem de “respirar” muito mais devagar
Pronto, agora o alimento é deixado a própria sorte... e ele envelhece e estraga em uma velocidade muito, muito baixa.
Só isso, e funciona! Naturalmente.
Logicamente a embalagem não melhora o que foi colocado dentro dela por isso antes de entrar na embalagem o alimento necessariamente é pasteurizado ou esterilizado para impedir ataque de microorganismos que já estejam presentes. Pasteurização e esterilização são métodos físicos que consistem unicamente na aplicação moderada de calor e são bastante seguros. Apesar disso, a embalagem realmente não melhora o que foi colocado dentro dela e temos que ter cuidado com os aditivos e contaminantes presentes pelas mais diversas razões.