terça-feira, 8 de junho de 2010

Pururuca de porco

Esses dias comprei um pedaço de bacon no mercado, pela primeira vez na vida, e influenciada pela companhia que dizia que o tal bacon estava "magrinho"... E até que estava mesmo, dentro do possível.

Passou semanas na geladeira, sem que eu conseguisse imaginar um uso pra ele. Coisas de cozinheiro de primeira viagem. Mas enfim achei uso, e, como sobra, um naco de pele de porco.

Eu já sabia que com pele de porco se faz pururuca. E também tinha ouvido falar que pra ficar crocante tem que cozinhar antes. Pois bem, fiz e deu mais ou menos certo. Mas fiquei na dúvida se aquela pururuca, feito com a pele só, já tirada a camada de gordura, seria ou não seria um alimento gordo insalubre demais. Fiquei de pesquisar mas não deu nem tempo.

Ontem eu visitei a Fispal Food Service em São Paulo e eis que minha resposta veio prontinha, no colo, de fonte confiável. O expositor vem de Chapecó em Santa Catarina, região conhecida pela produção e abate de suínos, e justamente estava na feira apresentando produtos como pellets de pele de porco para fritar e fazer a pururuca. Me disseram que dá pra assar também, e que só cresce menos, mas também fica crocante.

A informação nutricional da pururuca, ainda antes de fritar, é a seguinte:

Em 14 gramas:
80 kcal (4% VD)
9 g ou 64% de proteínas (12% VD)
5 g ou 36% de gorduras (9% VD)
das quais, 2 g ou 14% de gorduras saturadas (9% VD)
sem carboidratos, sem gorduras trans.

Colesterol? Só 6% do VD por porção, menos que as gorduras.
Sódio também, só 9% do VD.

Considerando que é pele de porco, que tem tudo pra ser demonizado por tudo quanto é profissional de saúde, eu confesso que fiquei muito surpresa, e bem feliz com a descoberta.

Ah! E as proteínas, a maioria deve ser colágeno e elastina, que se não viram gelatina pra uso em balas, sorvetes, flans, pudins, mousses, cremes e outros cosméticos por aí, poderiam também ser vendidos na forma hidrolisada, como suplemento alimentar, que está em voga.

E viva a pururuca!

"No mundo nada se perde, nada se cria, tudo se transforma." Lavoisier.