segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Caranguejo não é peixe, caranguejo peixe é?


Não, não temos dúvidas de que caranguejo não é peixe e sim um crustáceo. Mas esses tempos andamos às voltas com esta cantiga assim: “Ricota não é queijo, ricota queijo é?”

Tudo começou com um amigo dizendo que achava o “fim da picada” chamar de “4 queijos” uma pizza recheada com mussarela, parmesão, gorgonzola e... ricota! Ora, não são então 4, mas só 3 queijos?

3 ou 4, para que não restem dúvidas, existem os PIQ´s (padrões de identidade e qualidade) dos alimentos. Esses são os seus cabais definidores, para todos os fins de uma comunicação precisa.

O queijo é, segundo a definição oficial do Brasil, o produto fresco ou maturado que se obtém por separação parcial do soro do leite reconstituído (...), ou de soros lácteos, coagulados pela ação física (...), todos de qualidade apta para uso alimentar, com ou sem agregação de substâncias alimentícias e/ou especiarias e/ou condimentos, etc.

Sem complicar muito, a ricota é produzida por meio da floculação do soro de leite a quente e em meio ácido. Muito bem, estamos diante de uma espécie de queijo!

Agora pode pedir tranqüilo! São 4 queijos sim.