terça-feira, 31 de julho de 2007

Um mar de PET

Quem já viu um rio, lago ou córrego enfeitado com um cobertor de garrafas PET ficaria surpreso com a simplicidade com que parte do problema foi resolvido na Alemanha.

Pensou que era só um saquinho?

Já comprou verduras lavadas, dentro de um saquinho plástico? Super prático! Só retirar, temperar ou aprontar como quiser e comer. Duram bem uns cinco dias na geladeira, enquanto isso uma verdura lavada e picada em casa não aguenta nem um dia. A diferença está nos saquinhos.
Alguns deles são feitos de filmes que permitem embalagem com atmosfera controlada. (o filme regula a velocidade com que o vapor e os gases atmosféricos entrarão e sairão de dentro do pacote fechado)
Outros são específicos para atmosfera modificada.(CO2, N2 e O2 são colocados no pacote em proporções diferentes das atmosféricas. O filme tem de ser capaz de manter a proporção inicial colocada)
E ainda tem as embalagens ativas, estas vão absorvendo ou liberando gases de acordo com o passar do tempo.

E dai?

Daí que a composição do ar em torno da verdura determina sua taxa de respiração. Se respira mais devagar, envelhece mais devagar também. Simples, não é?

Nitrogênio -

Quase metade de nossa atmosfera é composta de nitrogênio, nosso organismo esta acostumadíssimo com sua presença. Sabe o que ele faz? Nada.
O nitrogênio só se torna perigoso para os mergulhadores, em altas profundidades, porque o peso da água sobre o ar faz com que ele se comprima. Se este ar contendo nitrogênio estiver dentro do pulmão do mergulhador e ele resolver subir para superfície o nitrogênio ira aumentar de volume conforme a camada de água sobre ele for diminuindo. Neste caso o nitrogênio pode aumentar tão depressa de volume que pode explodir o pulmão ou formar bolhas de gás na corrente sanguínea.
Voltando os alimentos, o nitrogênio serve para muitos usos, exatamente por não fazer nada. Muito ajuda quem não atrapalha!
Sabe sanduíche natural, alguns são simplesmente enrolados em um filme plástico e costumam estragar de um dia para outro, mesmo na geladeira. Veja o desperdício, depois de tudo prontinho... Lixo.
Mas existem alguns que tem uma embalagem de filme grosso, impermeável a gases atmosféricos e duram muito mais. O segredo: Nitrogênio. Eles são colocados em saquinhos cheios de nitrogênio, sem oxigênio. Só por isso duram muito mais, de forma natural, saudável.

Tetra-Pak Em compensação...

A embalagem de caixinha é até que bem econômica, usa pouca matéria prima. Apesar disso não é muito conveniente do ponto de vista ambiental porque é muito difícil de reciclar e quase não se degrada sozinha. Parcelas de papel, plástico e alumínio são misturadas para formar a caixinha e depois fica complicado separar estes componentes.
O fabricante sabe disso e trabalha muito para desenvolver métodos de reuso para as embalagens, mas normalmente as soluções são bastante caras e não são realmente efetivas. Atualmente, no Brasil, segundo o fabricante, só uns 20% da embalagem produzida é reciclada.

Tetra-Pak Um pequeno milagre

Adoro essa embalagem de caixinha. Ela é capaz de fazer o tempo andar mais devagar, pelo menos para o alimento que esta dentro dela. E isso sem nenhum aditivo, ou estratagema artificial. Nem parece possível, mas é. E funciona de uma forma extremamente simples:

A embalagem isola o alimento e impede qualquer ataque externo que cause sua deterioração.
A embalagem não deixa espaço para oxigênio, o alimento tem de “respirar” muito mais devagar

Pronto, agora o alimento é deixado a própria sorte... e ele envelhece e estraga em uma velocidade muito, muito baixa.
Só isso, e funciona! Naturalmente.
Logicamente a embalagem não melhora o que foi colocado dentro dela por isso antes de entrar na embalagem o alimento necessariamente é pasteurizado ou esterilizado para impedir ataque de microorganismos que já estejam presentes. Pasteurização e esterilização são métodos físicos que consistem unicamente na aplicação moderada de calor e são bastante seguros. Apesar disso, a embalagem realmente não melhora o que foi colocado dentro dela e temos que ter cuidado com os aditivos e contaminantes presentes pelas mais diversas razões.